Uma das primeiras histórias contadas sobre o guarda-chuva...


Muitos relatos são encontrados sobre a invenção do guarda-chuva, mas saber quem e na onde foi criado o primeiro guarda-chuva é uma questão que eu ainda não encontrei resposta, mas vou contar a você algumas histórias li sobre o guarda-chuva.
A invenção do guarda-chuva tem uma origem incerta, mas os mais antigos dizem que tudo começou na Mesopotâmia, há mais de 3400 anos. Relatos contam que já existiam artefatos que serviam para proteger a cabeça dos reis contra o sol, pois naquela região não costumava chover muito. A matéria prima usada na fabricação era folha de palmeira, plumas e papiro (que é uma planta que foi muito usada no Antigo Egito como uma “folha” para escrever).


"Guarda-chuva" no Japão
Outra história conhecida sobre a origem do guarda-chuva é do seu uso como acessório da nobreza, no caso os japoneses até hoje usam culturalmente a tradicional sombrinha “Wagasa”, usada desde o período Heia (é a última divisão da história clássica japonesa, indo de 794 a 1185) pelos membros da família imperial e aristocratas para proteger do sol.


O guarda chuva como artigo exclusivo
Usado na Grécia e Roma como artigo exclusivamente feminino, o guarda-chuva demorou muito tempo para se tornar um objeto que fosse sem distinção de gêneros. Relatos contam que foi por volta de 1750, que o escrito britânico Jonas Hanway fez do guarda-chuva ou no caso, a sombrinhas, um companheiro fiel de suas idas e vindas, mas antes que todos “aceitassem” o fato, dizem que ele fora ridicularizado por muitos e só depois o uso do objeto popularizou e passou a se tornar digno de um cavalheiro. Além da exclusividade inicialmente feminina, o guarda-chuva também foi um artigo exclusivo da classe social alta da época, onde no século 17, feito com seda e cera que servia como proteção do material, era em sua maioria usado por mulheres de classe alta, sendo um sinônimo de riqueza agregava status a quem o utilizava.


Guarda-chuva como protagonista em filmes
Você gosta de filmes antigos? Já assistiu o filme “Cantando na chuva”? Nele o ator faz do objeto seu companheiro nos passos de sua dança.“Eu e meu guarda-chuva” foi outro filme brasileiro recentemente lançado,baseado em um livro e cd com o mesmo nome
Muita história para contar sobre a invenção do guarda-chuva não é mesmo? Agora me lembrei de outro contexto histórico do guarda-chuva, o romântico, quem nunca assistiu um bom filme estrangeiro e seu famoso clichê onde duas pessoas se beijam na chuva e algumas usam o guarda-chuva na encenação? Eu mesma já assisti.


Me diga o que achou do artigo e se tiver alguma história pra contar com o guarda-chuva, não guarde só pra você, conte pra gente e vamos juntos dar continuidade nas incríveis histórias com o guarda-chuva.