Desde que houve a Reforma Ortográfica, muita coisa mudou na nossa Língua Portuguesa, e é claro que a escrita do nosso querido Guarda-Chuva (ou seria Guarda Chuva?) virou uma dúvida bastante recorrente.


Mas e aí, você sabe qual é a forma correta de escrever Guarda-Chuva? É Guarda-Chuva ou Guarda Chuva? Com hífen ou sem?




Bem, vamos tentar explicar de uma maneira simples...

Guarda-Chuva é um substantivo masculino composto, formado por justaposição* da forma verbal “Guarda” (do verbo Guardar) e do substantivo “Chuva”, ou seja, Guarda + Chuva. Juntas, essas duas palavras tem um significado próprio: O de um objeto que te protege da chuva.


Com a reforma, as palavras compostas por justaposição mantiveram o hífen, então o correto é Guarda-Chuva. Guarda Chuva sem hífen está errado.


Olha só alguns exemplos:


- Estou procurando um Guarda-Chuva Resistente.


- Eu quero um Guarda-Chuva Amarelo como o de How I Met Your Mother.


- Preciso de um Guarda-Chuva Compacto para levar na bolsa.


#DicaExtra:


Outra dúvida muito comum é o plural de Guarda-Chuva. Por causa da sua formação por justaposição, a regra que se aplica para o plural é que apenas o último elemento da palavra recebe o plural.


Ou seja, o plural de Guarda-Chuva é Guarda-Chuvas!


Na Sombrinhas.com você encontra modelos lindos, resistentes e robustos de Guarda-Chuvas. Clique Aqui para ver nossos modelos.


*Justaposição é a junção de duas ou mais palavras que mantém a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição.