Segundo a superstição abrir um Guarda-Chuva a dentro de casa atrai má sorte e, por isso, muitas pessoas sempre deixam seus Guarda-Chuvas e Sombrinhas sempre fechadas dentro de casa.


Mas afinal como começou essa superstição?


Segundo os historiadores existem 3 possíveis origens para a lenda. Confira:



Tradição do Egito antigo


Na época dos faraós apenas a realeza usava Guarda-Chuvas e Sombrinhas para se proteger dos raios solares. Devido à adoração que os egípcios antigos tinham para com o sol, e também por acreditarem que os faraós eram semideuses, as pessoas da época começaram a pensar que os Guarda-Chuvas eram um meio de ligação entre os faraós e o deus sol.
Devido a essa conexão com os deuses, e porque também seu formato parecer com o disco solar, abri-lo num lugar sombreado, fora dos domínios do sol, era considerado uma ofensa aos deuses, e por isso, atraía o azar.


Relação com funerais


Outros historiadores não acreditam que a lenda tenha uma origem tão antiga quanto à época dos faraós, para eles tudo começou quando os primeiros Guarda-Chuvas e Sombrinhas chegaram na Europa.


Os primeiros a utilizarem os Guarda-Chuvas na Europa teriam sido os clérigos religiosos, que os utilizavam em funerais, simplesmente para se protegerem do clima. Por conta disso, as pessoas começaram a associar os Guarda-Chuvas com morte de seus familiares e amigos, e naturalmente ficavam receosos quando alguém os abria dentro de suas casas.  


Acidentes


Outro motivo muito provável que pode ter gerado toda essa superstição sobre abrir Guarda-Chuva dentro de casa pode ter sido um motivo bem mais prático. Os Guarda-Chuvas antigos eram bem diferentes dos de hoje, eles eram feitos sem o cuidado de evitar pontas agudas e seus mecanismos eram meio perigos.


Pensando nisso o cientista e autor Charles Panati escreveu em seu livro “Origens Extraordinárias de Coisas Cotidianas”: “Em Londres do século XVIII, quando os Guarda-Chuvas à prova d’água de metal começaram a se tornar uma visão comum, o seu mecanismo rígido tornava um verdadeiro perigo para ser aberto dentro de casa. Um Guarda-Chuva abrindo de repente em um quarto pequeno poderia ferir gravemente um adulto ou uma criança, ou quebrar um objeto. Mesmo um acidente menor poderia provocar palavras desagradáveis ou uma briga, sinal de má sorte em uma família ou entre amigos. Assim, a superstição surgiu como um elemento para impedir as pessoas de abrirem um Guarda-Chuva dentro de casa”.


Não podemos afirmar com certeza qual dos três motivos geram as superstição, mas é bem provável que as três juntas tenham ajudado a manter essa lenda viva até hoje.


Mas olha só, nós garantimos que abrir o Guarda-Chuva dentro de casa não tem problema nenhum! :)


Você já viu os modelos lindos e super diferentes da nossa loja?

Clique aqui e confira todos os nossos Guarda-Chuvas e Sombrinhas.